Durante o encontro, os vereadores relataram ocorrências de crimes, como furtos e várias outras situações que tem ocorrido com frequência não só na zona urbana, mas principalmente na extensa zona rural do município. Entre as reinvindicações, houve ênfase quanto à necessidade de haver maior policiamento nas ruas, propiciando a percepção por parte da população quanto à presença da Policia Militar – fator considerado chave para inibir a ação de marginais.
Em demonstração de apoio as reivindicações, o Comandante Humberto apresentou a proposta de alteração da Lei Municipal nº 503, de 22 de agosto de 2013, que autoriza o Município a gratificar policiais militares para reforçar a segurança pública em Upanema. Uma cópia do documento foi entregue aos vereadores, que deverão se reunir nas próximas semanas com o prefeito Luiz Jairo (PR) para discutir o envio e a votação do projeto. Além disso, o Capitão Diomedes assegurou a presença de mais homens e viaturas realizando rondas e abordagens nas zonas urbanas e rural. A ROCAM também estará na cidade com maior frequência.
“Nosso papel aqui hoje, juntamente com o Poder Executivo – representado na pessoa do vice-prefeito Anízio Júnior -, foi buscar, junto ao Comando, encontrar alternativas estratégicas para possibilitar a atuação mais eficaz da Policia Militar, objetivando assim coibir eventuais ações delituosas no município”, destacou o presidente da Câmara, vereador Monthalggan Fernandes.
Na próxima semana haverá uma nova reunião para tratar de assuntos ligados a segurança pública na cidade. Dessa vez, em Natal, com o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Caio César, e o prefeito Luiz Jairo (PR), que cumpre agenda administrativa em Brasilia/DF.