A síndrome de Burnout é caracterizada pelo estado de estresse e tensão emocional levando a um esgotamento profissional. Está classificada como um distúrbio psíquico, atingindo principalmente as classes profissionais quem tem jornadas duplas de trabalho.
O estresse, a ansiedade e nervosismo acabam por levar a pessoa ao seu limite físico e emocional, onde a mesma sente-se extremamente cansada, desmotivada e esgotada.
A cobrança exagerada de si mesmo e também pelos superiores, acaba por pressionar de forma negativa na vida pessoal e profissional.
No caso das mulheres, muitas submetidas a jornada dupla de trabalho e afazeres domésticos, ficam mais suscetíveis ao esgotamento.
Pessoas que sofrem com o Burnout podem também estar acometidas de ansiedade e/ou depressão, fazendo uso abusivo de medicamentos controlados.
Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.
O diagnostico é clínico e o tratamento pode incluir medicações, psicoterapia e atividade física.
Dúvidas sobre o Burnout?
Procure um médico especialista!