A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf, emitiu uma nota sobre os problemas causados pelas chuvas na Serra de João do Vale, zona rural de Jucurutu (RN), nas últimas semanas, especificamente por causa do rompimento de uma obra de aterro que está sendo feita na localidade.
Confira:
Em atenção a notícias que tratam da interrupção do trânsito de veículos e pedestres na área de apoio às obras realizadas pela Codevasf em trecho da estrada da Serra de João do Vale (RN), informamos:
1. As obras da Codevasf na estrada não estão associadas a qualquer tipo de açude ou barragem. Os transtornos de trânsito atualmente verificados na localidade ocorrem historicamente nos períodos de chuva. Entre os objetivos da Companhia com a execução das obras está o de superação dessas dificuldades pela comunidade local.
2. A estrutura implantada pela Companhia para a execução das obras inclui um aterro, necessário às intervenções na estrada, e dispositivos de drenagem que impedem o represamento da água das chuvas — como bueiros, para escoamento das águas superficiais.
3. Com as fortes chuvas ocorridas na região, parte do aterro foi carreado pela água. A empresa contratada pela Codevasf, responsável pela execução da obra, foi notificada e está tomando as medidas necessárias para o restabelecimento do trânsito de veículos e pedestres no local com a máxima brevidade, para segurança e conforto da população. A Companhia segue acompanhando o caso.